Acessibilidade Inclusiva

Um ação voluntária para ajudar o próximo

Aumentar Fonte | Fonte Normal | Diminuir Fonte
Postado por Marcello Fernandes em setembro - 27 - 2011 0 Comentários

Reconhecido internacionalmente como um dos mais modernos recursos de acessibilidade de leitura, o formato Daisy (Digital Accessible Information System) será foco do Congresso Internacional Daisy realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com o Consórcio Daisy Latino, que acontecerá em São Paulo, nos dias 4 e 5 de novembro.
Na programação estão contemplados assuntos como livros didáticos e seus desafios ao formato Daisy; formatos DAISY 4 e EPUB 3: convergência entre mercado e acessibilidade – desafios e oportunidades, compartilhamento de livros acessíveis online, o futuro do livro Daisy, além de um panorama da produção e distribuição deste formato no Brasil, na América do Norte, na Europa e na Oceania.
Entre os palestrantes estarão Hiroshi Kawamura, Presidente do Consórcio Daisy, George Kerscher, Secretário Geral do Consórcio Daisy, Stephen King, Diretor de Prevenção e Relações Internacionais do Instituto Real Nacional para o Cego do Reino Unido, Alfredo Weiszflog, presidente do conselho da Editora Melhoramentos e da Fundação Dorina Nowill para Cegos, além de representantes da Abrelivros, Ministério da Educação e de instituições ligadas à questão da deficiência visual.
O Congresso será precedido pela Reunião Semestral do Conselho Mundial Daisy, nos dias 2 e 3 de novembro, também em São Paulo, que tem a missão de analisar a produção mundial de livros digitais no formato Daisy e discutir questões-chave como inovação, acessibilidade e disseminação da tecnologia.
O formato Daisy é uma ferramenta de leitura digital que permite à pessoa cega ou com visão subnormal acesso à leitura de forma rápida e estruturada. O usuário pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a sua gravação em em voz sintetizada de forma simultânea. A ferramenta possui mecanismos de busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras. O formato Daisy destaca-se pela possibilidade de que todas as pessoas – com e sem deficiência – acessem os conteúdos.
“É importante para o Brasil sediar este evento. Os livros neste formato já são produzidos há mais de 15 anos na Europa, na América do Norte e nos países da Ásia, porém com a América Latina esta é uma relação nova que será fortalecida nesta oportunidade”, comenta Pedro Milliet, desenvolvedor dos livros em formato Daisy da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Congresso Internacional de Livros Digitais Daisy
Inscrições a partir de 27 de setembro
Data: 04/11/2011 e 05/11/2011
Organização: Fundação Dorina Nowill para Cegos e Consórcio Daisy Latino
Telefone: xx (11) 5087-0981
E-mail: eventos@fundacaodorina.org.br
Site: www.fundacaodorina.org.br
Local: Hotel Meliá Jardim Europa
Endereço: Rua João Cachoeira, 107 – Itaim Bibi – São Paulp (SP)

Fonte: Revista Incluir

Postar no Twitter Curtir no Facebook
Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

You must be Logado como to post a comment.

Blog's e Sites relacionados

Qualificação para Deficiente

Uma nova etapa na qualificação de pessoas com deficiência visual foi lançada pela Associação de ...

Síndrome de Williams

Associação Brasileira da Síndrome de William A SWB é causa da pela perda (deleção) de alguns genes ...

gif_videos

Sara Bentes na Reatech 2012 -

Música "Pra quê" Sara Bentes - Reatech 2012

logo escrito notícias em letra vermelha e fundo branco

Programa oferece 150 vagas par

Os interessados em participar do programa "Viver Melhor – Atividades Motoras", do Governo do Amazonas ...

Vídeos Interessantes

  • Vídeo da música PRA QUÊ, de Sara Bentes
  • Vídeo da apresentção do GRUPO CORPO EM MOVIMENTO