Acessibilidade Inclusiva

Um ação voluntária para ajudar o próximo

Aumentar Fonte | Fonte Normal | Diminuir Fonte
Postado por Marcello Fernandes em junho - 4 - 2011 0 Comentários

A DOENÇA: O GLAUCOMA é uma doença irreversíveL causado pelo aumento da pressão intraocular, que danifica gradativamente o nervo óptico. Ele pode ser Crônico ou Agudo.
SINTOMAS: O Crônico, caracterizado pela perda da VISÃO PERIFÉRICA (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na RETINA e formam o nervo óptico. Já o Agudo se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta causando a perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg porém, varia entre 12 até 23 mmg, sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).
TRATAMENTO: A CIRURGIA tem apenas o objetivo de controle da pressão interna do olho, para evitar a rápida progressão da lesão do glaucoma. Portanto não melhora a VISÃO já afetada pela lesão do NERVO ÓPTICO, pelo glaucoma.
Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.
O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes DORES DE CABEÇA, FOTOFOBIA, enjôo e DOR OCULAR intensa. Quanto mais cedo for diagnosticado, menor será a perda da visão.
Os exames como a Tonometria de Aplanação (tomada da pressão intraocular), Fundo de Olho (avalia se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma)  e Campo Visual são capazes de detectar a doença.
Enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo óptico com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.   Se a doença não for tratada, poderá levar à visão subnormal ou a cegueira.

Fontes: Wikipedia, Instituto Benjamin Contant, Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF), Biblioteca de Mediciana da UFF e o Center for Sight.

Postar no Twitter Curtir no Facebook
Categorias: Visão

Deixe uma resposta

You must be Logado como to post a comment.

Blog's e Sites relacionados

Qualificação para Deficiente

Uma nova etapa na qualificação de pessoas com deficiência visual foi lançada pela Associação de ...

Síndrome de Williams

Associação Brasileira da Síndrome de William A SWB é causa da pela perda (deleção) de alguns genes ...

gif_videos

Sara Bentes na Reatech 2012 -

Música "Pra quê" Sara Bentes - Reatech 2012

logo escrito notícias em letra vermelha e fundo branco

Programa oferece 150 vagas par

Os interessados em participar do programa "Viver Melhor – Atividades Motoras", do Governo do Amazonas ...

Vídeos Interessantes

  • Vídeo da música PRA QUÊ, de Sara Bentes
  • Vídeo da apresentção do GRUPO CORPO EM MOVIMENTO