Acessibilidade Inclusiva

Um ação voluntária para ajudar o próximo

Aumentar Fonte | Fonte Normal | Diminuir Fonte
Postado por Marcello Fernandes em dezembro - 2 - 2011 0 Comentários

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), será marcado  pela consolidação da parceria entre o Metalsul (Sindicato das Indústrias  Metalmecânicas do Médio Paraíba), SindMetal (Sindicato dos Trabalhadores  Metalúrgicos do Sul Fluminense) e as Associações de Pessoas com Deficiência de  Volta Redonda e Barra Mansa (APDFBM e Coopenea VR). As entidades vão assinar os  termos de convênio no sábado (3), às 9h, durante solenidade que será realizada  no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.
A parceria têm como objetivo preparar, treinar e disponibilizar pessoas  com deficiência para o mercado de trabalho, em especial para as  empresas associadas ao Metalsul, respeitando as limitações de cada pessoa.  Segundo a legislação brasileira, empresas com 100 ou mais empregados são  obrigadas a possuir de 2% a 5% do quadro de funcionários preenchidos por pessoas reabilitadas ou com deficiência.
- No entanto, as empresas têm muita dificuldade para cumprir a lei, pois  esbarram na falta de mão-de-obra capacitada entre as pessoas com deficiência – explicou o presidente do Metalsul, Henrique Carneiro. Para ele, os convênios que  serão assinados vão ajudar a preencher essa lacuna na região.
Além de disponibilizar um banco de dados atualizado para as empresas, com informações de candidatos com deficiência e suas habilidades, os convênios vão  permitir que as entidades ofereçam cursos de capacitação para as pessoas com deficiente. – As associações vão oferecer qualificação básica para que as pessoas com deficiência possam participar de processos de seleção e contratação. Orientações sobre comportamento, liderança e comunicação serão repassadas aos candidatos – ressaltou Henrique.
O presidente da Associação dos Portadores de Deficiência Física de Barra  Mansa (APDFBM), Néri Vicente de Silva, acredita que o convênio com o Metalsul,  além de permitir que as empresas cumpram a lei, vai possibilitar um novo  horizonte aos deficientes.
- A partir de agora, vamos ver o direito dos nossos deficientes serem  cumpridos. Queremos igualdade de condições e isto nos está sendo oferecido – afirmou Néri. Em atuação há 16 anos em Barra Mansa, a associação atende,  atualmente, 1.360 pessoas com deficiência.
- Inserir um deficiente no mercado de trabalho significa proporcionar melhor  qualidade de vida ao mesmo. Estamos muito felizes com a assinatura destes  convênios e esperamos que nossos associados façam uso deles em suas empresas – finalizou o presidente do Metalsul.

Fonte: Diário do Vale

Postar no Twitter Curtir no Facebook
Categorias: Esporte, Notícias

Deixe uma resposta

You must be Logado como to post a comment.

Blog's e Sites relacionados

Qualificação para Deficiente

Uma nova etapa na qualificação de pessoas com deficiência visual foi lançada pela Associação de ...

Síndrome de Williams

Associação Brasileira da Síndrome de William A SWB é causa da pela perda (deleção) de alguns genes ...

gif_videos

Sara Bentes na Reatech 2012 -

Música "Pra quê" Sara Bentes - Reatech 2012

logo escrito notícias em letra vermelha e fundo branco

Programa oferece 150 vagas par

Os interessados em participar do programa "Viver Melhor – Atividades Motoras", do Governo do Amazonas ...

Vídeos Interessantes

  • Vídeo da música PRA QUÊ, de Sara Bentes
  • Vídeo da apresentção do GRUPO CORPO EM MOVIMENTO